O Seguro Rural Paramétrico é uma modalidade ancorada em variáveis climáticas. Atualmente, com a instabilidade causada pelo Aquecimento Global, o recurso pode ser uma ótima oportunidade para proteger o patrimônio do produtor agrícola e pecuário. Em períodos de geadas ou secas, por exemplo, o seguro pode ser acionado com o intuito de reduzir as perdas decorrentes das variações extremas do clima.
O que é?
O Seguro Rural Paramétrico é determinado a partir dos parâmetros climáticos de cada região e as necessidades pluviométricas de cada cultura. Sendo assim, a apólice se torna completamente personalizada, o que garante a transparência total entre o segurado e a seguradora. Alguns dos parâmetros climáticos que podem ser usados são os índices pluviométricos, a incidência solar, a umidade relativa do ar e a umidade do solo. Nesse caso, por exemplo, o excesso de chuva ou a falta pode ser uma medida decisiva para estabelecer o sinistro.
Quais são as vantagens desse Seguro?
Uma das maiores vantagens desse Seguro e, também, o que o diferencia do Seguro Rural tradicional é que nesse tipo de contrato, o auditor não tem necessidade de ir à campo verificar o dano ocorrido. Apenas o evento em si já é suficiente para que a indenização possa ser liberada. A análise e o rastreamento são realizados através de satélites, estações meteorológicas ou quebras de safras. Dessa forma, o processo se torna muito mais ágil, barato e tecnológico.
Quais riscos podem ser cobertos?
✓ Alteração de temperatura;
✓ Alteração de precipitação;
✓ Alteração na irradiação solar;
✓ Alteração brusca dos ventos;
✓ Mudança no índice agrometeorológico;
✓ Alteração na vazão de rios.
O Seguro Paramétrico substitui o Seguro Rural tradicional?
Não. O Seguro Paramétrico é um complemento ao Seguro Rural tradicional, tendo em vista que o Seguro Paramétrico apenas prevê indenização em caso de alterações nos padrões climáticos, mas não abrange outros problemas como, por exemplo, perdas na lavoura por pragas ou doenças.
Para quem é o Seguro Paramétrico?
O Seguro Paramétrico pode ser usado por grandes produtores (acima de mil hectares) e cooperativas. Nesse sentido, o Seguro auxilia pequenos agricultores dentro dessas cooperativas, tendo em vista que o agricultor de pequeno porte tem menos recursos para lidar com as intempéries.