Apesar de ambos estarem relacionados com a proteção imobiliária, esses dois tipos de seguros apresentam algumas diferenças entre si. Confira abaixo como funciona cada uma dessas modalidades:
Seguro Habitacional
O Seguro Habitacional é utilizado em financiamentos de imóveis e tem como objetivo garantir que o pagamento do valor integral do financiamento seja realizado, independente de circunstâncias adversas.
Em geral, as coberturas incluem morte por causas naturais ou acidentais, invalidez permanente em que o segurado não consegue mais exercer suas atividades e danos físicos ao imóvel, como incêndios, raios e explosões.
Caso ocorra algum desses eventos cobertos pelo Seguro, o saldo devedor do financiamento deverá ser quitado pela seguradora. Vale ressaltar que o Seguro Habitacional é obrigatório no momento de contratação do financiamento. Além disso, o prazo de vigência do Seguro Habitacional é limitado ao tempo de quitação do subsídio.
Seguro Residencial
Já o Seguro Residencial tem relação com o próprio imóvel e o proprietário. Nesse sentido, ter um Seguro Residencial pode ser essencial para trazer segurança financeira aos moradores, em caso de acidentes, incêndios, roubos etc.
O Seguro Residencial também inclui, em alguns planos, assistência que garante alguns serviços à disposição do segurado, como encanador, eletricista, reparos em eletrodomésticos e chaveiro.
Algumas das coberturas do Seguro Residencial incluem:
- Incêndio: Se a casa for atingida por fogo ou fumaça, seja por acidente no próprio lar ou na vizinhança, a indenização repõe o que foi perdido.
- Danos elétricos: Em caso de raio ou queda de energia que ocasione em danos elétricos, a reposição do objeto deve ser realizada.
- Roubo ou furto: Itens da casa que forem perdidos ou danificados, em caso de furto ou roubo.
- Danos a terceiros: Essa cobertura pode ser acionada caso algum morador da residência cause algum dano a um vizinho, como objetos quebrados ou vazamento de substâncias.
- Quebras de vidros e espelhos: Em caso de quebra acidental de vidros como janelas, espelhos e boxes, o cliente recebe a reposição dos itens.
Principais diferenças entre as modalidades
O Seguro Habitacional permite que a quitação das parcelas do financiamento de um imóvel seja realizada, mesmo sob circunstâncias adversas. Já o Seguro Residencial se refere ao imóvel em si e aos danos que ele possa sofrer. Portanto, os dois seguros se complementam e podem ser adquiridos simultaneamente. Essa modalidade pode ser contratada tanto por imóveis próprios financiados quanto por alugados.