O Seguro de Vida Resgatável é uma modalidade que pode ser utilizada para duas finalidades: proteção e investimento do dinheiro. Isso porque, além de funcionar como um seguro de vida tradicional com indenizações, em caso de falecimento, doenças graves ou acidentes que levem à situação de invalidez, ele também pode ser usado para resgate do valor.
Essa modalidade permite que o contratante do seguro possa usufruir do seguro em vida, podendo resgatar o valor após um período determinado, sem que necessariamente haja um sinistro. De forma geral, a carência para o resgate do valor apresenta um período fixo de 24 meses. No entanto, esse tempo varia de empresa para empresa. Sendo assim, o seguro de vida resgatável permite que o segurado não perca o valor investido, mas receba o retorno financeiro no prazo estabelecido.
Tipos e condições
Prazo Determinado: O contrato apresenta uma data de validade, que pode variar entre 5 e 30 anos. Enquanto as mensalidades estão sendo pagas, o segurado e seus dependentes ficam resguardados com todos os benefícios do seguro. Após o fim da vigência o valor pode ser resgatado e o contrato é finalizado entre as partes.
Prazo Vitalício: O resgate do dinheiro e, consequentemente, a finalização do contrato pode ser realizada a qualquer momento, desde que esteja respeitando o prazo de carência.
Vantagens do Seguro de Vida Resgatável
Cobertura para doenças graves: Com os altos custos dos planos de saúde, uma alternativa é optar pelo seguro de vida, que inclui cobertura para doenças como câncer, infarto e AVC. A opção se torna economicamente mais rentável ao comparar os valores de um plano de saúde com o seguro de vida.
Rentabilidade: O investimento aplicado no seguro de vida resgatável está atrelado a um índice pré-estabelecido que pode ter rentabilidade superior à da caderneta de poupança ou de outros investimentos de renda fixa. Isso pode garantir um complemento para a aposentadoria, pagamento de dívidas ou aquisição de novos bens.
Sem reajuste por idade: No caso do seguro de vida tradicional, muitas vezes o valor pode ser aumentado ao longo dos anos, conforme a idade do contratante vai avançando. Já no seguro de vida reajustável, o segurado poderá sempre pagar o mesmo valor durante a vigência do contrato, apenas com o ajuste da inflação.