O Maio Amarelo é um movimento mundial, que tem como objetivo, promover a conscientização para um trânsito com mais segurança. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40 mil pessoas morrem anualmente no Brasil devido a acidentes de trânsito. O Maio Amarelo ressalta a importância de prevenir essas ocorrências em ruas, estradas e rodovias.
Qual é a origem do Maio Amarelo?
A iniciativa surgiu em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e já alcançou o apoio de 27 países e 423 cidades. O nome Maio Amarelo tem relação com as cores das placas de trânsito que sinalizam atenção e precaução.
Durante o mês de campanha, diversas ações são realizadas por vários órgãos e instituições com o objetivo de educar motoristas, motociclistas, pedestres, passageiros e ciclistas a seguirem as normas de trânsito vigentes e, consequentemente, reduzir acidentes e mortes.
5 Dicas para um trânsito mais seguro
1. Pratique a direção defensiva: direção defensiva é uma postura adotada que visa estar sempre preparado e atento para evitar acidentes. A direção defensiva é composta por cinco elementos básicos: previsão, conhecimento, ação, habilidade e atenção.
2. Faça uso correto das setas: as setas sinalizam as intenções de mudanças na direção. Deixar de usá-la ou fazer o uso incorreto pode ocasionar acidentes, além de configurar infração grave com aplicação de multa e acréscimo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
3. Mantenha distância segura de outros veículos: manter uma distância mínima dos veículos à frente permite que seja possível frear ou parar o automóvel em uma situação emergencial. Não há uma regra específica que determine a distância, sendo a mesma variável de acordo com o tipo de veículo, clima e características da via. No entanto, o consenso é que os motoristas se mantenham a um carro de afastamento para cada 20km/h.
4. Realize manutenções periódicas: a manutenção preventiva é uma forma de manter o veículo em bom estado de conservação para evitar falhas mecânicas. O manual do automóvel indica o espaço de tempo em que a manutenção deve ser realizada. Em geral, a recomendação é que a revisão e manutenção seja feita a cada seis meses ou após dez mil quilômetros rodados.
5. Em dias chuvosos, redobre o cuidado: a chuva faz com que a pista fique molhada e mais escorregadia, além de atrapalhar a visibilidade. Nesses casos, o ideal é reduzir a velocidade, manter as entradas de ar do carro abertas, além de estar com as palhetas do para-brisas em boas condições.
Como o seguro para automóveis pode oferecer proteção adicional?
O seguro para automóveis pode contribuir para assegurar indenização em casos de colisões no trânsito que causem danos ao veículo, além de oferecer assistência imediata em situações de falhas mecânicas, como por exemplo, uma pane ou um furo no pneu. Dessa forma, o proprietário do automóvel fica mais protegido e minimiza o risco de comprometer o fluxo de veículos na via.
Quais tipos de acidentes não recebem cobertura pelo seguro?
Em alguns casos específicos de acidentes de trânsito, a seguradora pode negar a indenização para o segurado. Alguns exemplos são: dirigir embriagado, desrespeitar o limite de velocidade, pilotar na contramão e causar sinistro intencional.